Páginas

Doze meses de Edgar Allan Poe

Doze meses de (Edgar Allan) Poe é um desafio proposto por Anna Costa, objetivando ler um conto pré-definido por mês de autoria do escritor, preparar algumas resenhas e compartilhar experiências com outros leitores. Menina, eu aceito seu desafio! Se ficaram curiosos, deem uma conferida nas informações.

Quem é esse cara?

Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, Massachusetts, Estados Unidos, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, Maryland, Estados Unidos, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, integrante do movimento romântico. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis.

Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores de contos e é geralmente considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de ficção científica. Edgar e suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo, bem como em campos especializados, tais como a cosmologia e a criptografia. Seu trabalho aparece ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão. 

Os contos pré-selecionados

Conto de Janeiro - Metzengerstein;
Conto de Fevereiro - O Demônio da Perversidade;
Conto de Março - Hop-Frog;
Conto de Abril - Morella;
Conto de Maio - Revelação Mesmeriana;
Conto de Junho - O Enterro Prematuro;
Conto de Julho - O Escaravelho de Ouro;
Conto de Agosto - O Coração Denunciador;
Conto de Setembro - O Caixão Quadrangular;
Conto de Outubro - Berenice;
Conto de Novembro - Ligéia;
Conto de Dezembro - O Retrato Oval.

Como divulgar o desafio

Utilizem a hashtag #12MesesDePoe, assim vocês podem divulgar suas leituras e encontrar outras pessoas lendo também, no Instagram, Facebook e Twitter. Deem likes na página do Facebook: "12 Meses de Poe" e inscrevam-se aqui para receberem um lembrete do desafio. Tenham todos uma ótima leitura!

Além do horror, Poe também escreveu sátiras, contos de humor e hoaxes. Para efeito cômico, ele usou a ironia e a extravagância do ridículo, muitas vezes na tentativa de liberar o leitor da conformidade cultural. De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Edgar publicou, e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o gênero popular. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".

Nenhum comentário

Postar um comentário